segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Princípios a ter em conta para comprar a tua prancha de bodyboard.

O principal equipamento de um bodyboarder é, sem dúvida, a prancha. Antes de comprares uma, confere as nossas dicas e encontra a prancha ideal para a tua experiência e estatura:

1) Tamanho da prancha:
Existe uma boa maneira de medir o tamanho ideal: põe a prancha em pé (nose para cima) e verifica se ela se posiciona na altura do teu umbigo; caso esteja, é do teu tamanho. O tipo de ondas que surfas ou irás surfar pode afectar essa medida; se costumas apanhar ondas menores o ideal é uma prancha uns 2,5cm acima do teu umbigo, ondas maiores 2,5cm abaixo.

2) Largura da prancha:
Deves conseguir segurar a prancha em baixo do braço e de maneira confortável. Novamente o tipo de ondas que surfas irá influenciar; pranchas mais largas para ondas pequenas e mais estreitas para ondas grandes.

3) Nose e Rabeta:
Rabetas Bat-tail é a mais indicada para principiantes pois o teu corpo encaixa-se melhor, deixam a prancha mais solta e muito manobrável.
Em relação à largura da rabeta, uma rabeta mais larga irá dar mais projecção na onda, mas irá deixar a prancha um pouco menos manobrável; uma rabeta estreita funcionará de forma contrária.

O nose da prancha sendo mais largo ajuda mais no estilo "prone" (deitado); já um nose estreito é melhor para o estilo dropknee(joelho); agora se apanhas ondas em prone e também em dropknee o ideal é uma prancha com tamanho médio de nose.

4) Rails:
Os rails são a parte lateral da tua prancha e praticamente dividem-se em dois tipos:
60/40 - A parte de cima tem 40% do rail e a de baixo 60%.
50/50 - As duas partes são iguais.
Existem algumas outras combinações do rail, mas no geral a mais usada e eficiente é a 60/40.

Sem comentários: